quarta-feira, 2 de abril de 2014

1º Acampamento Mateiro Tropa Sateré


     É com muita alegria que digo que a Tropa Escoteira Sateré apareceu em peso em seu primeiro acampamento mateiro. Acampamento foi pensado para cumprir os itens que não foram cumpridos nas reuniões para a conquista dos distintivos abaixo:


     Notava-se a ansiedade dos escoteiros para esse acampamento, afinal seria um passo importante para a conquista de seus objetivos, seja ele um Cordão Verde Amarelo, um Cordão Vermelho e Branco ou até a Lis de ouro. Antes de sairmos para o acampamento, como de costume, fizemos uma oração pedindo para que nos levasse e nos trouxesse de volta em segurança.


     Chegamos bem e a primeira coisa que fizemos foi montar as barracas, procurar lenha e montar a fogueira que nos aqueceria, pois teríamos que dormir as duas noites no relento.


     Fogueira montada jantamos e fizemos uma sobremesa pra lá de gostosa, comemos frutas com cobertura de chocolate.


     Rondas montadas e barrigas cheias era hora de descansar pois o sábado seria muito cansativo, alguns aproveitaram uma boa noite de sono, outros não...



    O dia amanheceu, fizemos um café reforçado, recolhemos nossos materiais e fomos hastear nossas bandeiras cercado de uma paisagem encantadora.


     Finalmente chegou o momento que todos esperavam, era hora de botar a mão na massa, separamos em duas equipes,uma para cortar os bambus e leva-los para o campo prontos para fazermos as pioneirias:


     E outra responsável por montar a cozinha:


     Após uma manhã de trabalho a cozinha estava pronta, canto do lenhador montado, montamos pioneirias para o nosso conforto no campo e montamos também uma barraca para a intendência. Almoçamos arroz com cenoura e milho, e bife de frango, parabéns as cozinheiras porque estava muito bom.


     Estava tudo certo, só faltava uma pioneiria, a latrina:


     Enquanto uma equipe montava a latrina a outra montava 80 pães com carne moida e molho para levarmos para nossa atividade do final da tarde. Nossos escoteiros mereciam uma recompensa,  no final da tarde fizemos uma atividade recreativa em uma cachoeirinha que tinha próximo ao campo:


     O fim do dia estava chegando, fizemos o fogo de concelho e dormimos por ali mesmo:


     Era 5 horas da manhã quando uma chuva violenta atrapalhou nosso sono, nos refugiamos e esperamos a chuva passar, mas ela não passou e tivemos que fazer toda nossa programação da manhã debaixo de chuva.


     Almoçamos comida mateira. ( Ovo no espeto, ovo na laranja e batata recheada)


     Quando a chuva passou, desmontamos nosso campo.


     Fizemos o arriamento das bandeiras e foram entregues as especialidades conquistadas


     Como de costume, sempre existem os porquinhos:


     Foi um acampamento para tirarmos muitas lições, os escoteiros mostraram empenho para conquistar seus objetivos e não tem nada mais gratificantes que vê-los mostrando com orgulho aquilo que conquistaram com muito suor e trabalho.


Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário