quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Etapas de Progessão

     Hoje o assunto é o significado de cada distintivo de progressão, muitas vezes recebemos eles sem saber ao certo o significado delas. Confira cada etapa de progressão do ramo lobinho ao pioneiro abaixo:

Ramo Lobinho (7 a 10 anos)



     Distintivo de Lobo Pata-tenra - Todas as crianças devem percorrer o caminho da integração, independentemente de sua idade, pois é nessa etapa que ela faz amizade com os outros integrantes da Alcateia e adquire confiança nos escotistas. Nesse período ela aprende a reconhecer os nomes e símbolos, e recebe informação básica sobre o Grupo Escoteiro. Associa-se à imagem de um lobo recém-nascido. 

     Distintivo de Lobo Saltador - Começa após a cerimônia de Integração e nela a criança começa a descobrir o universo escoteiro, vivenciando atividades típicas da Alcateia e conhece lobinhos e lobinhas de outras Alcateias. Neste trecho a criança já pode começar a conquistar Especialidades e trabalhar para a conquista de alguma insígnia de seu interesse. Associa-se às características de curiosidade e deslumbramento diante das descobertas de sua própria capacidade.



     Distintivo de Lobo Rastreador - Neste trecho a criança deve realizar atividades pessoais e coletivas. Associa-se ao comportamento em busca de objetivos,  já que conhece o ambiente que vive.



     Distintivo de Lobo Caçador - Agora a criança já sabe rastrear, portanto está pronta para ir à caça. Associa-se à postura do lobo que domina as suas capacidades, possui objetivos definidos e se empenha em conquistá-los.





Ramo Escoteiro (11 a 14 anos)



     Distintivo de Pista - A primeira tarefa de nosso desenvolvimento, como em toda e qualquer exploração ou pesquisa, consiste em seguir as pegadas que foram deixadas pelos que nos antecederam ou pelos fatos já ocorridos. Esses sinais estão por todos os lados e nos desafiam a iniciar a aventura de descobrir novos territórios em companhia de nossos amigos. É tudo uma questão de observar e seguir a diante.


     Distintivo de Trilha - Uma trilha é quase sempre um caminho difícil, cheio de subidas e decidas, mas que oferece a esperança de que numa de suas curvas, vai se abrir sobre campos extensos e abertos, que mostram com bastante clareza onde estamos e para onde vamos.


     Distintivo de Rumo - Quando a trilha que você percorreu na etapa anterior chegar a um ponto onde tudo se vê com clareza, aparecerão as diferentes rotas que você poderá seguir. É o momento que recorremos á bússola, observamos a rosa dos ventos e traçamos o rumo que vamos seguir até o horizonte.


    Distintivo de Travessia - Travessia é a última etapa de sua progressão no ramo escoteiro. Para os que ouvem o chamado para continuar explorando novos territórios, a busca nunca termina e a missão nunca estará concluída. Assim como acontece com os grandes exploradores, é a hora de enfrentar as montanhas mais altas, de atravessar os desertos mais inóspitos ou de cruzar os mares em busca de novas experiências, buscando continuar crescendo como pessoa. 


Ramo Sênior (15 a 17 anos)




     Distintivo de Escalada - Busco novos desafios, explorando meus limites. O termo escalada simboliza o início desafiante e atraente, que caracteriza a primeira etapa de progressão do ramo sênior. Após uma longa travessia nada melhor do que encarar uma desafiante escalada pelos desafios do ramo Sênior.



     Distintivo de Conquista - Superando os desafios, conquisto meu espaço. Nesta etapa, através de atividades desafiadoras possibilitamos ao jovem conhecer-se melhor, aceitar e aprimorar suas características pessoais, auxiliando na conquista de sua identidade.



     Distintivo de Azimute - Consciente, traço meu próprio destino. Nesta etapa, superando desafios ainda maiores, o jovem ganha mais experiência e é capaz de traçar seu próprio caminho estabelecendo metas de onde quer chegar no futuro.

Ramo Pioneiro (18 a 21 anos)


     Insígnia do Comprometimento - A silhueta de um Pioneiro portando uma forquilha simboliza a escolha do caminho do bom e do justo diante das bifurcações da vida. O jovem compromete-se com a sua auto-educação e a aquisição de competências que contribuam para a construção de um projeto de vida guiado por valores universais.
     Insígnia da Cidadania - O distintivo se completa, ao ser posicionado acima do anterior, com o Pioneiro olhando o futuro, olhando o mundo que o espera, investindo-se na condição de cidadão desse mundo, responsável, participante e útil em sua comunidade. Juntos, esses dois distintivos simbolizam a construção do verdadeiro projeto pioneiro, de consolidação da formação de cidadania plena.


Curtam: Blog 56ºGESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário