quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Insígnias de Envolvimento na Comunidade




     Dando continuidade as insígnia, vamos apresentar a primeira Insígnia de Interesse Especial: as Insígnias de Envolvimento na Comunidade.

RAMO LOBINHO – INSÍGNIA DA BOA AÇÃO



     A Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção, conferirá ao Lobinho o direito de usar a Insígnia da Boa Ação, consoante as seguintes normas:

      -A Insígnia da Boa Ação pode ser conquistada a partir da Cerimônia de Integração;
      -A conquista da Insígnia da Boa Ação será assinalada pela outorga de um certificado próprio e do distintivo correspondente;
     -A Insígnia da Boa Ação poderá ser usada no vestuário ou uniforme escoteiro até ser substituída pela Insígnia da Ação Comunitária, no Ramo Escoteiro; Insígnia do Desafio Comunitário, no Ramo Sênior ou saída do Ramo Sênior.



     A Insígnia da Boa Ação é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Quando usada em conjunto com outras Insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.

REQUISITOS:

Explorar a sua comunidade:

      -Conhecer os principais problemas sociais de sua rua ou bairro e conversar com seus pais sobre como você poderia contribuir para melhorá-los.
      -Conhecer instituições de sua comunidade que realizam ações assistenciais a pessoas necessitadas ou orientação para a melhoria da vida das pessoas, procurando saber de que forma sua Alcateia poderia ajudá-las.

Lobinho em Atividade:

     -Participar de pelo menos uma edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária com sua Alcateia ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Alcateia ou pelo seu Grupo Escoteiro.
    -Perceber os eventuais perigos a que estão expostos os lobinhos em uma excursão ou acampamento/acantonamento e ajudar a aplicar as regras de segurança para evitá-los.

Lobinho em Ação:

     -Participar de pelo menos três boas ações coletivas com sua Alcateia, contribuindo com ideias e ações para o planejamento e execução das atividades.
        -Participar de uma ação comunitária promovida por alguma instituição de sua comunidade: igreja, clube, escola, posto de saúde, polícia, bombeiros, casa comercial, etc. e fazer uma relatório sobre essa participação.
Planejar e executar uma boa ação, diferente das realizadas anteriormente, que seja útil em sua Alcateia, casa, escola ou comunidade, com duração mínima de um mês, apresentando posteriormente os resultados para sua Alcateia.

     O GESS dará o seguinte certificado ao Lobinho que conquistar a Insignia da Boa Ação:

RAMO ESCOTEIRO – INSÍGNIA DA AÇÃO COMUNITÁRIA




     A Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção, conferirá ao Escoteiro o direito de usar a Insígnia da Ação Comunitária, consoante as seguintes normas:

    -A Insígnia da Ação Comunitária pode ser conquistada a partir da Cerimônia de Integração;
       -A conquista da Insígnia da Ação Comunitária será assinalada pela outorga de um certificado próprio e do distintivo correspondente;
     -A Insígnia da Ação Comunitária poderá ser usada no vestuário ou uniforme escoteiro até ser substituída pela Insígnia do Desafio Comunitário, no Ramo Sênior ou saída do Ramo Sênior.



      A Insígnia da Ação Comunitária é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, entre as estrelas de atividade e o distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Quando usada em conjunto com outras Insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.

REQUISITOS:

     Participar, como Escoteiro, de um Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Patrulha, Tropa ou pelo seu Grupo Escoteiro.
    Participar de um PROJETO, no Ramo Escoteiro, que pode ser realizado sozinho, com outro companheiro ou companheiros de patrulha, ou com sua patrulha, nas seguintes condições:
        -Que seja idealizado e concebido pelo próprio jovem, companheiro(s) ou Patrulha;
        -Cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por sua comunidade próxima (ex: Tropa, grupo ou bairro.);
        -Que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pela Chefia de Tropa;
        -Cuja execução ocupe um período mínimo de 3 meses de duração; 
        -Cujo conteúdo esteja relacionado a uma das áreas seguintes: Ciência e Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente, Cultura e Artes, e Paz e Compreensão; e 
        -Que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.

     O GESS dará o seguinte certificado ao Lobinho que conquistar a Insignia da Boa Ação:

RAMO SÊNIOR – INSÍGNIA DO DESAFIO COMUNITÁRIO




     A Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção, conferirá ao Sênior/Guia o direito de usar a Insígnia do Desafio Comunitário, consoante as seguintes normas: 

     -A Insígnia do Desafio Comunitário pode ser conquistada a partir da Cerimônia de Integração;
     -A conquista da Insígnia do Desafio Comunitário será assinalada pela outorga de um certificado próprio e do distintivo correspondente;
     -A Insígnia do Desafio Comunitário poderá ser usada no vestuário ou uniforme escoteiro até saída do Ramo Sênior.




     A Insígnia do Desafio Comunitário é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Quando usada em conjunto com outras Insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.

REQUISITOS:

     Participar, como Sênior, de um Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Patrulha, Tropa ou pelo seu Grupo Escoteiro.
     Participar de um PROJETO, no Ramo Sênior, que pode ser realizado sozinho, com sua Patrulha ou equipe de interesse, nas seguintes condições:
          -Que seja idealizado e concebido pelo próprio jovem, Patrulha ou Equipe de Interesse.
          -Cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por uma comunidade diferente daquela em que reside, estuda, trabalha ou está localizado seu Grupo Escoteiro.
          -Que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto designado pelo Chefe de Tropa;
          -Cuja execução ocupe um período mínimo de 4 meses de duração;
          -Cujo conteúdo esteja relacionado a uma das Prioridades do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas; e
          -Que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.

     O GESS dará o seguinte certificado ao Lobinho que conquistar a Insignia da Boa Ação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário